A famosa água no joelho é um problema que acomete muitas pessoas. Apesar de muitos acharem que não existe tratamento, caso o paciente com essa queixa procure um atendimento precoce, o paciente pode evitar problemas sérios e resolver o problema de uma forma mais eficaz.

Antes de tudo, o que é água no joelho e quais os sintomas?

Inflamações no interior do joelho podem produzir o aumento da quantidade do líquido sinovial, que é a substância responsável por auxiliar a lubrificação e nutrição das estruturas existentes dentro da articulação do joelho, como a cartilagem, meniscos, ligamentos e sinóvia (camada de células que recobre a cápsula articular)

O líquido sinovial também possui a função  de transportar nutrientes e proteínas responsáveis por defender o corpo de agentes agressores, como bactérias e fungos.

No caso, com o aumento da produção do líquido por conta da inflamação, o joelho fica inchado, ou seja, “cheio de água”, o que provoca dor, dificuldade em caminhar e esticar a perna, além de fraqueza nos músculos da coxa e da perna.

O que causa água no joelho?

O acúmulo da água no joelho pode ser causado tanto por uma pancada no membro quanto um trauma direto, como, por exemplo, uma torção no joelho ou lesão dos ligamentos.

Além disso, também existem doenças crônicas que podem provocar os sintomas água no joelho, como osteoartrite, artrite reumatoide, hemofilia e gota. Infecções na articulação como artrite Septica, também são causas de água no joelho.

Água no joelho é perigoso?

Se você quer saber se água no joelho é grave, é bom entender uma questão: apesar do líquido sinovial ser benéfico para a lubrificação do membro, quando essa substância é produzida em excesso, está pode se tornar nociva, contribuindo com o desgaste da articulação em algumas situações, podendo até mesmo contribuir para o desenvolvimento da artrose, devido ao número elevado de células inflamatórias que podem danificar as células da cartilagem articular

Como saber se tem água no joelho?

A melhor maneira de descobrir se você está com a patologia é prestando atenção aos sintomas de água no joelho. Ao perceber o joelho inchado ou sentir dor atrás do joelho, por exemplo, o recomendado é procurar

um médico ortopedista para fazer uma avaliação.

Durante essa consulta, o especialista vai analisar o exame físico e poderá retirar uma parte do líquido do joelho, podendo levar tal líquido para realizar uma análise no laboratório, na qual será identificado se há o aumento da produção de células inflamatórias e se existe a presença de alguma bactéria.

Como tratar água no joelho?

Após ser diagnosticado com água no joelho, o ortopedista indicará o melhor tratamento para a doença de acordo com os sintomas apresentados pelo paciente. Só esse profissional é capaz de saber o que é bom para água no joelho, portanto, evite fazer tratamentos por conta própria, como alguns que podem ser encontrados na internet.

Confira as recomendações para tratar essa patologia:

Remédios

Em casos mais leves ou que a doença é descoberta precocemente, o médico pode indicar o uso de algumas medicações que mediam a inflamação podendo melhorar o quadro diminuindo a água no joelho, que pode ser por meio de anti-inflamatórios e corticoides. Sessões de fisioterapia são comumente indicadas para alívio da dor e do quadro .

Cirurgia

Tratamento com cirurgias é recomendado principalmente quando existe a presença de alguma bactéria na articulação ou quando este excesso de água no joelho (líquido na articulação) tem alguma causa mecânica, como a presença de corpos livres (pedaços ou fragmentos de ossos ou cartilagens soltos no joelho) No procedimento, é realizado uma limpeza ampla do líquido articular inflamado e realizado a retirada de tecidos comprometidos pelas bactérias ou a retirada de tecidos inflamados ou soltos na articulação.3- Fisioterapia

Existem casos em que a fisioterapia isolada já consegue resolver. O procedimento é realizado com auxílio de eletroterapia, que ajudará no fortalecimento muscular e o ganho da amplitude do músculo, diminuindo o inchaço.

Tratamento caseiro

Em outros casos, o médico pode indicar tratamento caseiro para água no joelho, que consiste na aplicação de uma bolsa de gelo sobre a articulação inchada de 3 a 4 vezes por dia. É importante deixar a bolsa atuar por 15 a 20 minutos em cada aplicação.

Está sentindo algum dos sintomas de água no joelho? Marque agora uma consulta!

Dr. José Leonardo Rocha de Faria

outorando em Ciências Aplicadas ao Aparelho Locomotor – USP

Mestre em Ciências Aplicadas ao Sistema Musculoesquelético – INTO / UFRJ

Cirurgia do Joelho / Knee Surgery

CRM-RJ 86002-6

CRM-MG 62627

SBOT SBCJ

AGENDE SUA CONSULTA